Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

domingo, 1 de abril de 2012

1º de Abril: Como Nasceu o Dia da Mentira

Pinocchio: Clássica animação da Disney
Não se deixe enganar pela imagem do Pinóquio nesta postagem, o Dia da Mentira (também chamado de Le Poisson d'Avril ou April Fool's Day) não teve qualquer origem nos encantos de uma varinha de condão, apesar da fábula ser fascinante e a data ser cercada de explicações, tudo leva a crer que a brincadeira surgiu na França do século XVI.

O curioso é que neste período, o Ano Novo conforme conhecemos era festejado em 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. A celebração durava uma semana e findava-se em 1º de abril.

Em 1564, após a adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX promulgou em lei que o Ano Novo deveria ser comemorado em 1º de janeiro, algo que causou enorme desconforto em muitos franceses.

Alguns quiseram manter a tradição, só que de uma forma gozadora, enviando presentes esquisitos e convites para festas que não existiam aos conservadores e bajuladores do monarca. E ainda tem pessoas que encaram a data como sendo de origem demoníaca ou malévola, mas como podemos observar, tudo não passou de uma bela pregação de peças, e isto, não é mentira.

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...