Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

sábado, 10 de dezembro de 2011

Dresdner Christstollen

A Rosca Natalina de Dresden (Dresdner Christstollen) é uma das maravilhas da confeitaria germânica, uma mistura de bolo em forma de pão, muito consumida durante o mês de celebração do nascimento de Jesus Cristo.

Se para os italianos o Panettone representa uma tradição gastronômica no Natal, a Dresdner Christstollen segue a mesma importância para os alemães.

Posso garantir que esta delícia do final da Idade Média é irresistível, eu mesmo quando estava na Alemanha tinha que buscar autocontrole para não comprar uma por dia. No Brasil, cheguei a prepará-la umas quatro vezes, e resolvi compartilhar com todos da Taverna do Peregrino a minha receita.

Ingredientes
  • 40 g de fermento para pão (cerca de 3 tabletes)
  • 03 colheres (sopa) de açúcar refinado (36 g)
  • 01 xícara (chá) de leite morno (240 ml)
  • 500 g de farinha de trigo
  • 200 g de manteiga sem sal
  • ¾ xícara (chá) de amêndoas cortadas em tiras
  • ½ xícara (chá) de frutas cristalizadas picadas
  • 04 colheres (sopa) de manteiga sem sal (60 g)
  • 03 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro (para polvilhar)

Modo de Preparo
  1. Em uma tigela grande, esfarele o fermento e misture-o com 2 colheres (sopa) de açúcar refinado, junte o leite morno e deixe descansar durante cerca de 15 minutos.
  2. Acrescente a farinha de trigo, o açúcar refinado restante e a manteiga, enquanto vai misturando a massa de dentro para fora, até fazer bolhas e soltar da tigela. Deixe descansar com a tigela tampada por um pano seco, em um local quente, durante 20 minutos.
  3. Adicione as amêndoas e as frutas cristalizadas. Amasse mais uma vez e enrole formando um pão grosso. Coloque sobre um tabuleiro sem untar e deixe descansar por mais 20 minutos.
  4. Derreta a manteiga e use a metade para pincelar o pão. Asse em forno moderado (180ºC), por aproximadamente 60 minutos.
  5. Depois de assado, enquanto o pão estiver ainda quente, pincele-o com o resto da manteiga e polvilhe com o açúcar de confeiteiro.
Dica 

Tome cuidado com a quantidade de fermento. A regra geral (de 20 g de fermento para 500 g de farinha de trigo) não vale para esta receita, já que contém ingredientes muito pesados.

1 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado Larissa! Não deixe de conferir as Conversas de Bodega do blog, tem mais de 320 postagens ecléticas! Não vou poder seguir seu blog como sugeriu, pois foi removido!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...