Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

sábado, 24 de setembro de 2011

Os 10 Benefícios do Vinho à Saúde

A fama dos efeitos medicinais do vinho tinto não poderia ter outra origem, senão na França. O paradoxo francês é formado por dois fatores contraditórios: uma gastronomia rica em gordura saturada e a baixa incidência de doenças coronárias.

É evidente que a ingestão diária de altas doses de laticínios, como queijos, molhos à base de leite e manteiga, resultará em riscos para o coração, todavia, parece que o hábito de beber vinho, gerou uma proteção natural nos franceses.

O vinho branco goza dos mesmos benefícios de seu irmão rubro, porém, com potência inferior, já que seu contato com as cascas das uvas é mínimo durante o processo de vinificação.

Não custa nada ressaltar que o consumo deve ser moderado, um cálice ao dia, pois o excesso de álcool pode causar algumas doenças bem terríveis, como cirrose hepática e alcoolismo.

Os 10 Benefícios do Vinho à Saúde
  1. Desobstrução dos Vasos Sanguíneos: Os altos níveis de procianidinas impedem a oxidação do colesterol ruim, que acumula-se nas artérias, podendo provocar infarto ou derrames.
  2. Combate a Anemia: Um calice de vinho tinto contém, em média, 0,5 mg de ferro, que agregado ao álcool, o organismo absorve melhor o mineral.
  3. Proteção do Sistema Urinário: O vinho tinto reduz em até 60% o risco de formação de cálculos urinários.
  4. Diminui o Risco de Osteoporose: O consumo da bebida melhora a densidade óssea, por isso, é altamente recomendado para as mulheres.
  5. Reduz o Risco de Alzheimer: As substâncias do vinho evitam o envelhecimento das células cerebrais.
  6. Estimula a Boa Visão: A ação antioxidante diminui a degeneração ocular.
  7. Contra Herpes: O resveratrol impede a multiplicação do vírus que provoca a herpes.
  8. Anticancerígeno: O resveratrol também controla os radicais livres do organismo, inibindo mutações genéticas que resultam no aparecimento de tumores.
  9. Agente Antibacteriano: Um estudo de 2007 descobriu que o vinho combate a linhagem do Streptococcus.
  10. Resposta Contra a Infecção por Fungos: Em algumas partes do mundo o vinho é utilizado para tratar ferimentos.

2comentários:

vivi disse...

Uau!!! Adoro vinho tinto, depois dessa exposição então... vou bebericar mais durante a semana !!! Quero ficar linda e saudável, he,he,he!!!

Anônimo disse...

Fofinha, vale lembrar que os vinhos franceses possuem mais nutrientes que os brasileiros. Acredito que o terroir tem 90% deste crédito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...