Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Alexandre Dumas: Romancista e Gourmet

Alexandre Dumas (1802-1870) é mundialmente conhecido como um célebre romancista, autor de clássicos da literatura, como “Os Três Mosqueteiros” e “O Conde de Monte Cristo”, contudo, poucas pessoas sabem que o escritor francês era um gourmet de mão cheia, responsável por criar uma das principais referências literárias na gastronomia.

O “Grande Dicionário de Culinária” (Le Grand Dictionnaire de Cuisine) contém mais de 400 receitas da cozinha clássica europeia (entre aves, carnes, peixes, iguarias exóticas, sobremesas e molhos), crônicas, curiosidades e obviamente a história de ingredientes e sua aplicação na culinária.

As 275 ilustrações de época compõem outro capítulo interessante do dicionário, grande parte realizadas pelos mestres Gustavo Doré, Amédée Varin, J. J. Grandville.

Os brasileiros poderão desfrutar desta histórica obra traduzida para o português, publicada pela Editora Zahar do Rio de Janeiro.

Para quem busca gastronomia, história, antropologia e literatura erudita, a referida obra é completa, além de ter certo toque de humor inteligente.

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...