Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

terça-feira, 27 de março de 2012

O Circo no Brasil

O Circo (Aécio)
Não existe algo tão lúdico e mágico que a fantasia infantil de uma vida errante no circo. 

A gigante tenda listrada em cores distintas; o cheiro de palha misturado com maçã do amor e pipoca salgada; e a pitoresca música entoada pelo rufar dos tambores, anunciam que o picadeiro aguarda seu público, com fabulosos espetáculos que tanto nos fazem sonhar.  

Segundo a história conta, o circo apareceu no Egito Antigo com as primeiras exposições de animais exóticos capturados nas incursões militares em terras estrangeiras. Aprimorou-se no bulício do Império Romano, tornando-se itinerante nas caravanas ciganas pela Europa.

The Circus Horse (Marc Chagall)
No Brasil, o surgimento do primeiro circo deu-se apenas em 1830, cuja administração ficou por conta da família Bragassi. Posteriormente outras famílias montariam novas companhias circenses que iriam percorrer nosso País afora.

Em 1874, no Circo Elias de Castro apresentava-se o primeiro palhaço brasileiro, José Manoel Ferreira da Silva, conhecido como Polydoro.

E por falar nesse personagem de cara pintada e roupa engraçada, não poderia deixar de fora o mais famoso, o palhaço Arrelia. Waldemar Seyssel (1905-2005) nasceu no Paraná, era advogado de formação e com carreira de malabarista iniciada no Circo Casali. Em 1922 a profissão como palhaço se concretizaria e a partir de 1953 assumiria por 20 anos o programa televisivo “Cirquinho do Arrelia”.

Em 10 de dezembro comemora-se o Dia do Palhaço
De igual modo, outro palhaço de grande renome nacional, pioneiro na televisão (1950), foi o fluminense George Savalla Gomes, o Carequinha, que curiosamente nasceu em pleno picadeiro, já que sua mãe, uma trapezista, sentiu o parto no meio da apresentação. Muitos devem se lembrar da celebre brincadeira cantarolada por ele: “Hoje tem marmelada? Tem sim, senhor! Hoje tem goiabada? Tem sim, senhor! E o palhaço, o que é? É ladrão de mulher!

1 comentários:

vivi disse...

Demais, adorei! Nunca soube a origem do circo, que legal! Hoje, com o " Cirque du Soleil", que reinventou as artes circenses, continua atraindo muito a admiração e curiosidade de todas as pessoas!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...