Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Fred G. Johnson: A Arte Marginal Circense

Os mágicos eram cercados por uma aura de mistério
Não sei se encontrarei muitos entusiastas como eu, que apreciem a nostalgia dos velhos parques de diversões e circos itinerantes.

As obras marginais do artista autodidata Fred G. Johnson representam com louvor esse lado lúdico da história norte-americana. 

Os banners de Johnson trazem ao presente, as antigas atrações dos velhos circos de horrores que percorriam as estradas americanas, algumas vezes embustes bem elaborados, outras vezes figurando entre pitorescos brinquedos, como carrinhos bate-bate (bumper cars), casas de espelhos (mirror house) e as competitivas tendas de tiro ao alvo.

O arremesso de facas era algo peculiar dos circos.
A quantidade de pinturas produzidas é algo difícil de mensurar, uma vez que a carreira de Fred G. Johnson perdurou por incríveis 65 anos (desde 1900), considerando que 40 anos (de 1934 a 1974) foram dedicados a O. Henry Tent and Awning Company em Chicago, sua terra natal.

Desde o velho-oeste as falsas sereias enganavam o público.
A arte em si pode parecer um pouco grotesca e desproporcional, mas não se pode negar que é bem chamativa, provocando curiosidade nos transeuntes que passavam a sua frente.

Os transformistas eram atrações excêntricas no período. 
Colecionadores e vendedores de antiguidades chegam a avaliar um único banner em condições regulares por até US$ 5.000,00 e para os restaurados, o valor pode chegar próximo aos US$ 10.000,00.

"A Última Milha" ilustrava formas de execução. 
Imagine um edredom king size, assim, geralmente era o tamanho de um banner pintado pelo artista. Muitos banners foram exibidos em Illinois, alguns estão pendurados em museus, e outros foram leiloados na Sotheby's em Nova York.

Anões comediantes eram atrações corriqueiras.
Brasileiros desconhecidos inspiraram-se no estilo de Johnson para ilustrar algumas atrações dos parques de diversões da década de 70 e 80, prova disto está na Monga, a Mulher Gorila.

A mulher com 1037 tatuagens.

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...