Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Sexta-Feira 13: 700 Anos de Superstição

O Interrogatório de Jacques DeMolay
Os gloriosos dias da respeitada Ordem dos Cavaleiros Templários (fundada no século 12 em Jerusalém) tornou-se a origem da supersticiosa data que ilustra esta matéria. Foram 300 anos de prosperidade que resultaram em uma organização abastada e muito influente na Europa.

No início do século 14 o poder dos templários era como uma “pedra no sapato” de alguns monarcas, dentre esses Filipe IV, o Belo, da França, que resolveu por fim a instituição.

O episódio negro aconteceu em 14 de setembro de 1307, quando o rei enviou a seus oficiais, ordens que apenas deveriam ser abertas dali a um mês, isto é, uma sexta-feira do dia 13 de outubro. A partir desta fatídica data, os cavaleiros templários viriam a ser presos, torturados, excomungados da Igreja Católica e queimados na fogueira como supostos hereges.

Jacques DeMolay
Foram cinco anos de barbárie contra a Ordem, além de tentativas de convencer o papa Clemente V a extingui-los (já que os templários eram submetidos ao Vaticano, e não à França).

Em 1312 a Ordem dos Cavaleiros Templários deixa de existir pela ardilosa acusação de heresia, traição a Jesus e até homossexualismo.

O mártir e último grão-mestre da Ordem, Jacques DeMolay, antes de ir para a fogueira, teria dito que em um ano todos que o perseguiram prestariam contas a Deus. 

O curioso é que as palavras do templário se confirmaram em penitência divina, já que Clemente V morreu em abril e Filipe IV em novembro.

Não é a toa que essa mancha histórica originou a associação da data com a má sorte.

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...