Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Japão: Samurais da Criatividade e Perfeição

O perfeito cartão postal do Japão: Cerejeiras e o Monte Fuji
A gastronomia japonesa pode ser considerada similar a arte do ikebana (arranjo floral) e ao origami (dobradura de papel), pois oferece ao mundo um espetáculo cores e formas, transfigurando um simples sushi, num regalo para os sentidos. 

Milenar em tradições e costumes, inclusive na etiqueta à mesa, o Japão rende suas portas para as contribuições chinesas, adotando o hashi como talher, o molho de soja como condimento (século XV) e o chá como ritual (séculos IX e XII). 

O segredo da culinária japonesa vem da harmonia e da habilidade no preparo, bem como da rigorosa seleção dos alimentos, em grande parte crus. 

A futurista Shinjuku: Cenário condizente com o filme Blade Runner
A alga marinha, o arroz, a soja, os cogumelos, as raízes e os legumes, são ingredientes essenciais para a composição da cozinha na terra do sol nascente, todavia, os pescados recebem tratamento especial, alguns exemplares são vendidos a peso de ouro no mercado metropolitano de Tsukiji em Tóquio. 

Castelo Himeji em Hyogo
Pratos como o sashimi, o sushi, o missoshiro, o sukiyaki, o shabu-shabu, o gohan, o teppanyaki, o yakitore e a tempura (oriunda dos jesuítas portugueses), traduzem de forma sintética esta deliciosa cozinha. 

Praia com belas formações rochosas em Okinawa
A bebida da família das teáceas é reverenciada no zen-budismo e deu ensejo à tradicional Chanoyu (cerimônia do chá), que por sua vez originou a Kaiseki-Ryori (cozinha do chá).

Centro de Osaka
O saquê (proveniente da palavra sakae, que significa “prosperidade”) é um fermentado elaborado a partir do arroz, que representa a bebida popular no Japão e também uma espécie de oferenda às divindades do xintoísmo.

1 comentários:

Vivi disse...

Adoro o Japão , essa cultura me fascina! E que fotos lindas!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...