Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

domingo, 22 de maio de 2011

Egito: Mistérios Milenares

O esplendor da milenar cultura egípcia resplandece em heranças alicerçadas na dinastia faraônica. Imputa-se aos egípcios a descoberta do processo fermentativo, que os levaram à elaboração do pão e da cerveja. 

As pirâmides representam os maiores símbolos do Egito e também o único monumento das sete maravilhas do mundo antigo que sobreviveu às intempéries e ao próprio homem. 

Não obstante, outro ícone que traduz a época dos faraós é a tamareira, uma árvore cujos primeiros frutos abrolham a partir dos 150 anos de vida da planta, mas não se desanime ante a inviabilidade do tempo para degustar as saborosas tâmaras, visite o Khan El Khalili (desde o século XVI), um tradicional mercado do Cairo que comercializa belíssimos artesanatos e grande variedade de iguarias e especiarias do oriente. 

Khan El Khalili no Cairo: Uma viagem no tempo
Adentrar no referido bazar e estar disposto a negociar com os egípcios, contudo fique tranqüilo, a cada estágio da barganha, o termômetro do consenso é uma infusão preparada com flores de hibiscos, o karkade

Pirâmides de Gizé e a Grande Esfinge (foto de Christopher Chan)
O cardápio egípcio inicia-se com os mezze, uma seleção de antepastos oriundos da simbiose cultural árabe, otomana, grega e persa. Dentre os pratos principais, destacam-se a Mulujeya (Cozido de Mulujeya), o Al-Batt Al-Mahshi Bi Al-Basal (Pato Recheado com Cebola e Especiarias), a Kofta Al-Gambari (Kafta de Camarões da Alexandria), o Aywa Bi Al-Bid (Omelete de Tâmaras), o Bab-El-Moluk (Carneiro do Vale dos Reis), a Hamam Mahshi Bi Al-Frik (Pomba Recheada com Ferik) e a Koschaf (Compota de Cenoura e Nozes).

Cidadela de Sarah El-Din no Mar Vermelho
Os gourmets sem dúvida estão em débito com povo egípcio, pois a transcrição de receitas em cadernos e livros, só tornou-se possível graças ao papiro, o ancestral de cinco mil anos do papel. 

Templo Hatshetpsut em Luxor
As contribuições egípcias vão além da gastronomia, apesar de controverso, acredita-se que a sensual dança do ventre (belly dance) surgiu no país das esfinges, oferecida inicialmente para a deusa Ísis como forma de agradecimento à fertilidade feminina e às cheias do Nilo.

Rio Nilo

1 comentários:

Vivi disse...

Aaaííí!!!!Adorei, quero tudo, esses antepastos maravilhosos, esse xarope de gengibre e esse pôr do sol!!! Delííícia!!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...