Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

sábado, 30 de abril de 2011

Queijos Azuis

O Pecado da Gula: Roquefort com pão e vinho tinto.
O termo "Queijos Azuis" não vem designar laticínios de linhagem nobre, mas queijos que estão inseridos em uma categoria bem diferente das demais.

São literalmente queijos embolorados com coloração que migra do azul ao verde azulado.

Sei que há muitas pessoas que não compartilham do meu gosto e assumem certa repugnância por esse tipo de laticínio, contudo, posso garantir que o sabor encorpado é algo único e muito apreciado em saladas, massas, pizzas ou mesmo como antepasto.

A casca pode se aveludada e fina ou grossa e áspera, sendo geralmente comercializados envoltos em folhas de alumínio (este método evita que o queijo seque).

Stilton: Possui casca grossa e áspera.
A peculiaridade vem do processo de fabricação, que não utiliza prensas nem cozimento, deixando a coalhada em moldes de aço inoxidável durante 1 a 2 semanas, neste período são viradas com frequência para que o peso exerça pressão e obrigue a água escorrer.

O famoso bolor azul é proveniente de uma espécie de penicillium que é adicionada ao leite antes de se acrescentar a renina, podendo se apresentar na forma líquida ou em pó. Entretanto, o queijo só ficará azul se puder respirar, sendo assim, o queijo é furado com varetas. 

Entre os mais renomados, se destacam o Roquefort (França), o Gorgonzola (Itália), o Stilton (Inglaterra), o Cabrales (Espanha), o Danish Blue (Dinamarca) e o Maytag Blue (Estados Unidos).

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...