Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

sexta-feira, 29 de abril de 2011

O Dia 29 e o Nhoque da Sorte

Nhoque ao molho sugo: o pecado da gula
O nhoque (gnocchi em italiano) é a tradicional pasta da prosperidade financeira, na qual reza a crença popular, que consumi-la no dia 29 de cada mês, com uma nota de dinheiro debaixo do prato, atrairá fortuna.

Segundo a lenda, o andarilho São Bartolomeu pediu alimentação à família de uma humilde casa italiana.

Apesar da desconfiança, o  santo errante foi acolhido com uma modesta porção de nhoque, do pouco que existia naquele lar.

Por estar faminto, São Bartolomeu comeu em pé rapidamente e em seguida agradeceu a hospitalidade com uma benção especial: "A partir de hoje, esta data marca um dia de fortúnios; em todos os dias 29 de cada mês, quem comer nhoquedeve antes ficar em pé e formular um desejo; depois da refeição, seu desejo será realizado". De imediato a família não deu importância ao vaticínio, mas quando a matriarca foi desfazer a mesa do jantar, encontrou moedas de ouro debaixo de cada prato.

No Brasil, com a constante desvalorização da moeda nacional, tornou-se hábito em restaurantes italianos utilizar o Dólar ou Euro, mas acredito que a  economia logo mostrará que o Real será um bom negócio para as crendices.

A origem do nhoque é incerta, sabe-se que surgiu na Itália, provavelmente em Piemonte, devido ao clima frio da região e a grande utilização da manteiga e derivados do leite. Acredita-se que palavra gnocchi é oriunda do termo nocchio (é daí que vem o nome Pinocchio), que significa "nó na madeira", ou eventualmente de nocca, que se traduz como "junta". 

A massa é geralmente preparada à base de batatas cozidas, farinha de trigo, manteiga e ovos, todavia, há ainda receitas que utilizam a semolina de trigo e a polenta. Depois de sovada, enrola-se a massa formando pequenos cilindros, para então, serem cortadas no formato de travesseirinhos.

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...