Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

quinta-feira, 14 de abril de 2011

França: La Belle Cuisine

A iluminada Torre Eiffel na noite de Paris
Para os franceses a gastronomia é muito mais que um evento social para saciar a fome, pois a tratam como ciência, merecedora de respeito e dedicação. 

A cozinha francesa transmite de inicio a ideia de romantismo e requinte, graças à visão minuciosa nos detalhes, que faz de um prato, um momento memorável. 

Cada região possui sua própria identidade gastronômica, além de uma certa postura competitiva no ar, mas todas convergindo para um único objetivo, a excelência no preparo de uma receita.

Não é à toa, que a França seja o berço da mais aclamada escola de gastronomia do mundo, a Le Cordon Bleu (desde 1895), e responsável pela criação do termo “restaurant” (do francês, fortificante ou caldo restaurador), referindo-se a um caldo de carnes servido com pão, mas foi apenas em 1765, através do Monsieur Boulanger, proprietário de um bouillon (espécie de botequim), que a expressão começa tomar a forma dos estabelecimentos que conhecemos atualmente.

Selecionar célebres especialidades francesas para o prelúdio de um receituário é uma tarefa extremamente difícil, pois a deliciosa pâtisserie, o tradicional foie gras, a infindável diversidade de queijos e vinhos, o comentado escargot, a elaborada bouillabaisse e os suculentos guisados, como o coq au vin e o bœuf bourguignon, traduzem parcialmente esta nobre culinária. 

A França de Paul Bocuse, Jean-Pierre Troisgros, Georges-Auguste Escoffier e Alexandre Dumas é o espelho da cozinha profissional, servindo de parâmetro em técnica e inovação, seja pela clássica cuisine ou pela nouvelle cuisine.

Voila! Esta e a riquíssima cozinha francesa que se perde em linhas e mais linhas, emoldurada por fabulosos castelos e majestosos monumentos como a Torre Eiffel, a Catedral de Notre Dame, o Arco do Triunfo e o Museu do Louvre.

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...