Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Terroir

Bom, não sei se você já esteve inserido em uma conversa com apreciadores de vinhos e ouviu o termo terroir ser mencionado, tão pouco sabendo seu significado.

Não é motivo para se sentir depreciado, pois a palavra de origem francesa, não expressa seu minucioso sentido na primeira consulta ao dicionário.

O terroir para um vinhedo (plantação de parreiras) se traduz na harmônica combinação de clima, topografia e solo, que resulta na modelação do caráter das vinhas. Sintetizando, o terroir seria o ecossistema do vinhedo.
 
Mas afinal, o que isso muda no vinho? 

Exatamente tudo, haja vista que pequenas alterações podem modificar o sabor do vinho, deixando-o menos robusto.

O calcário, por exemplo, é um ótimo solo no cultivo de vinhas  Chardonnay.

Atualmente na França, há um empasse na questão dos fertilizantes influenciarem as características do vinho e contaminarem o solo para futuras colheitas.

Neste diapasão de incertezas, o vinho orgânico vem ganhando força e preço, uma vez que existam poucos viticultores do gênero.

Para finalizar, uma curiosidade interessante é a respeito do solo ideal no terroir que deve ter baixa fertilidade, a fim de evitar o crescimento excessivo das folhas, o que resultaria em frutos pobres.

Espero que tenham gostado desta breve explicação acerca do tema, durante a jornada de vida deste blog, irei diluir mais conhecimento sobre o fascinante universo dos vinhos.

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...