Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

segunda-feira, 5 de março de 2012

A Origem do Hambúrguer


Veganos à parte, é difícil encontrar alguém que não goste desses pequenos bifes redondos feitos de carne moída (geralmente bovina), com cerca de 1 cm de altura, temperados com sal, pimenta e algumas vezes com ervas aromáticas, alho e cebola desidratada. É tradicionalmente utilizado em sanduíches, mas também apreciado no prato, acompanhado de bacon, queijo, ovos, batatas fritas e salada.

Poucos sabem que sua origem remete ao conquistador Genghis Khan (1167-1227), o grande imperador do povo mongol. Informações históricas descrevem que o hambúrguer surgiu pela simples necessidade de permanência dos cavaleiros mongóis em suas montarias. As intensas guerras que perduravam por anos, resultaram numa forma de alimentação rápida, a fim de evitar acampamentos desnecessários no calor da batalha. A melhor alternativa foi colocar pedaços de carne sob as selas, permitindo que mesmo em cavalgada, os guerreiros pudessem se alimentar. Em 1238, com a invasão mongol a Moscou liderada pelo neto do famoso conquistador, Khubilai Khan (1215-1294), os russos descobrem a rudimentar receita, e a concede um formato peculiar, nomeando-a de "Steak Tartare" (Bife dos Tártaros). Todavia, foi nos arredores de Hamburgo na Alemanha do século XVIII, através dos marinheiros nativos que observaram a técnica de temperar carne bovina crua finamente picada, das tribos nômades da Europa Oriental e Ásia Ocidental, que a receita se aproximou do que conhecemos hoje.

O continente americano, especificamente os Estados Unidos vem conhecer a dita receita apenas no século XIX, com a chegada dos imigrantes alemães, que a renomearam de "Hamburg Steak" (Bife à moda Hamburguesa). Seu uso começou a ser difundido na última década de XIX, quando Louis Lassen, um norte-americano dono de uma lanchonete em Connecticut, passou a servi-lo entre duas fatias de pão, o que posteriormente resultou numa alternativa ao hot-dog durante os jogos de baseball nos EUA, sendo logo abraçado pelas grandes redes de fast food.

A introdução do hambúrguer no Brasil deve-se ao campeão americano de tênis, Robert Falkenburg, que abriu em 1952, em Copacabana, Rio de Janeiro, a primeira lanchonete nos padrões americanos de fast food, a BOB's. A novidade passou a fazer parte da crônica social do Rio e do Brasil, sendo frequentada por celebridades da época, como o compositor Villa Lobos, o músico de jazz Booker Pittman, entre outros.

É indiscutível que o hambúrguer se tornou o ícone alimentício das metrópoles, figurando em um clássico dos videogames, o Burgertime da empresa Data East, que fez fama nos anos 80 através de um antigo console brasileiro chamado Intellivision (comercializado pela Sharp), cuja inspiração teve origem numa saudosa máquina arcade da Bally Midway.

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...