Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

segunda-feira, 14 de março de 2011

A Origem da Cozinha Tex-Mex

É possível afirmar que a cidade de Santo Antonio no Texas, serviu de encruzilhada para duas culturas antagônicas, a norte-americana e a mexicana.

O resultado deste cruzamento sem dúvida foi muito benéfico para o mundo contemporâneo, pois surgiu à picante culinária Tex-Mex.

Muitos desconhecem a origem do termo, uma vez que apareceu inicialmente em meados de 1875, usado como forma de abreviação do trecho ferroviário “Laredo - Corpus Christi” na programação de horários do jornal da ferrovia.

Cronologicamente é difícil saber com exatidão em que ponto temporal a gastronomia de ambos os países colidiram, mas retroceder às influências dos tejanos (designação usada no Texas durante o período colonial espanhol), dos caballeros norteños (ordem de cavaleiros ibéricos de El Norte) e dos cowboys americanos é um bom começo para traçar este marco histórico na culinária.

Os sabores desta fusão podem ser ressaltados pela forte presença mexicana, em pratos como Burritos, Botanas, Carne con Chile, Enchurritos, Frijoles Refritos, Nachos e Tacos. A cerveza (cerveja) foi por um longo tempo, a representação alcoólica da cultura Tex-Mex, todavia, com o alto consumo da Frozen Margarita, os coquetéis vêm cada vez mais ganhando espaço. Já os américanos contribuíram com seus fabulosos grelhados, no que destaco o fenomenal T-Bone Steak.

O Brasil definitivamente abriu suas portas para esta fusão, pelo menos em São Paulo é possível encontrar muitos estabelecimentos servindo essas delícias.

Se você almeja conhecer um pouco mais desta herança das Américas, as obras do escritor e pesquisador norte-americano Robb Walsh é um bom começo, desde que esteja afiado no inglês. A ilustração ao lado correponde a capa de um de seus livros, voltado aos grelhados e churrascos Tex-Mex.

Para finalizar esta matéria sem deixá-los orfãos, vou compartilhar com vocês na próxima postagem a receita do tradicional Guacamole mexicano que tanto fez sucesso na Cozinha Tex-Mex.

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...