Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

terça-feira, 22 de março de 2011

A Grécia dos Legados

O belíssimo luar em Santorini
Berço do pensamento filosófico, das Olimpíadas e do termo “gastronomia”, a Grécia deixa para a humanidade, legados de proporções homéricas, absorvidos no cotidiano de inúmeros países. 

A saudável cozinha mediterrânea, embalada pelo tsiftetéli (a dança do ventre grega), regada ao Ouzo (um típico licor aromatizado com anis) e agregada às oliveiras, sintetizam de forma rudimentar esta apaixonante cultura. Contudo, nem só dos frutos do mar compõem-se a gastronomia grega, os frutos da terra como a carne de carneiro, a carne suína, o mel, as cerejeiras, os vinhedos, os roseirais e os grãos, são fundamentais para o deleite grego, bem como a estrondosa cerimônia da quebra de pratos, que expressa o profundo desapego aos bens materiais e o prazer pela comida.

Mykono
Dentre as especialidades gregas destacam-se a Metaxa (bebida oriunda de Atenas), o Tzatzíki (Molho de Iogurte com Pepino), o Galakto-Boúreko (Bolo de Leite), o Stifádo (Guisado de Carne com Cebolas), o Poutínga (Pudim de Pão), o Pastítsio (Macarrão de Forno com Carne Moída), o Kouloúria (Anéis de Gergelim), a Fasoláda (Sopa de Feijão), o Tsouréki (Pão de Páscoa), as Sardéles Lemonátes (Sardinhas com Molho de Limão), o Sikoméda (Bolo de Figo Fresco), o Gyros (o original Churrasquinho Grego) e o renomado Moussaka.

Rethymnon em Creta
A conexão dos gregos com a comida se estende à mitologia, pova disto é Dionísio (do grego Διώνυσος ou Διόνυσος), o deus do vinho, responsável por instruir os mortais no cultivo da parreira, e por incutir a idéia que o vinho aproxima o homem da divindade.

Acrópolis

A Grécia Antiga também deu origem ao vegetarianismo, tendo como “pai” o célebre filósofo e matemático Pitágoras. A sociedade moderna também tem outra dívida com a Grécia, afinal, as padarias nos moldes de estabelecimentos comerciais públicos, são de origem grega.

Santorini
Diante de tentadoras descobertas, será difícil seguir o pensamento preconizado pelo filósofo grego Epicuro: alimentar o corpo, mas sem extravagâncias.

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...