Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

sábado, 26 de março de 2011

A Bahia do Dendê

Elevador Lacerda
Ao descer pelas ladeiras da primeira capital brasileira (de 1549 a 1763), é possível sentir o embriagante aroma do azeite-de-dendê, proveniente do caldeirão da baiana, a qual vende em seu tabuleiro, deliciosos acarajés, abarás, efós, carurus, vatapás, mungunzás, cocadas e quindins, vertentes da miscigenação africana e portuguesa. 

Iguarias que se fundem às oferendas do candomblé, revelando uma cozinha essencialmente rendida ao sincretismo religioso afro. 

Roda de Capoeira
Considerado alegre e receptivo, o povo baiano mostra que tais qualidades são amplificadas nas festas populares, como a micareta e o carnaval. O som do berimbau convida o visitante a vislumbrar uma autêntica roda de capoeira, mas se a fome surgir nesse ínterim, aprecie um saboroso bobó de camarão, bebericando o famoso licor de jenipapo.

Praia do Espelho
Se ainda estiver em Salvador, deguste o caldinho de lambreta em um tradicional restaurante do Mercado Modelo, após isso, contemple dois patrimônios históricos da Bahia, o Elevador Lacerda e o Pelourinho (com mais de 800 casarões dos séculos XVII e XVIII, além de museus e igrejas). 

Chapada Diamantina
O que poucos sabem, é que além da gastronomia, do belíssimo recôncavo, das celebrações e da riqueza barroca, a terra do saudoso escritor Jorge Amado, vem ganhando espaço internacional na fabricação de charutos, alguns deles muito bem cotados, com notas equivalentes aos grandes cubanos e dominicanos. Já no turismo histórico e aventureiro, merecem destaque o Roteiro Internacional Trilhar na Chapada Diamantina, a Costa do Dendê e a Rota das Aldeias.

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...