Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

sábado, 26 de março de 2011

Arroz: Uma Breve História do Grão

O arroz representa a base da alimentação de quase metade da população mundial, sendo cultivado em 112 países, onde cada qual, o prepara segundo seus moldes culturais, como o risotto na Itália, o pulao na Índia, o pilaf no Oriente Médio, a paella na Espanha, o gohan no Japão e o arroz branco no Brasil. 

Historiadores acreditam que o fruto da família das gramíneas surgiu na Ásia há cerca de 7.000 anos, não é a toa que o continente provê quase 90% da produção de arroz de todo o mundo. 

Foi através da lingua árabe que portugueses e brasileiros herdaram o nome do grão, "arruz", como era chamado no princípio e até hoje em alguns lugares do Sul de Portugal.

Arrozal na Indonésia
No Brasil o arroz comum é classificado em tipo 1 e tipo 2, sendo o primeiro com maior percentual de grão inteiros do que o segundo. Há ainda outras variedades de arrozes encontrados em supermercados e empórios brasileiros, como o arbóreo, o basmati, o californiano, o integral, o parboilizado e o patna. Ao contrario do que muitos pensam, o arroz selvagem, apesar do nome, não é considerado da mesma família.
 
Pensar que o grão apenas pode ser preparado cozido é um tremendo engodo, pois figura como principal ingrediente de algumas bebidas fermentadas, dentre elas o saquê e determinadas cervejas, além de ser empregado na fabricação de vinagre, doces, biscoitos, bolos e mingaus.

Não poderia deixar de mencionar uma sobremesa feita com o  referido grão que eu adoro, o arroz doce, mas também conhecido como arroz con leche (Espanha) ou roz bi halib (Líbano).

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...